quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Burra sociedade!

Burra sociedade



Os ponteiros da Catedral marcam 18 horas, e é nesse horário que a cidade se movimenta, pois todos vão embora em direção ao descanso merecido. Trabalhadores árduos e extasiados de tanta rebeldia por aí.
Mas o servente de pedreiro espera as 20 horas chegarem, para, quem sabe, parar de ‘bater massa’. Chegando em casa, o de praxe: arroz e feijão esquentados do almoço e dois ovos fritos. A televisão sabe sozinha o canal preferido. Um ‘boa noite’ do âncora do telejornal mais famoso do país é prontamente atendido com olhares de atenção dos milhares de espectadores.
As notícias começam como no dia anterior, corrupção é a pauta, para variar. A entrevista com o político fanfarrão chega a ser irrisória. ‘Calúnia’, dizia ele. A segunda matéria vem da Bahia, de greve, de polícia e é claro: confrontos.
Extasiado, o trabalhador cai na ideologia passada por jornalistas induzidos à hipocrisia. A greve é tratada como algo banal, os grevistas entram em confronto com soldados e a região metropolitana de Salvador fica à mercê da violência. Mas o Carnaval chegou, agora eles dão um tempo.
E então o esporte brasileiro é transmitido como se não tivesse nenhum problema. O futebol é tratado como se ainda fosse o melhor do mundo. E convenhamos, caro amigo trabalhador: não é. A maior emissora de TV do país, com suas atitudes controversas e políticas, não têm o poder de questionar e mostrar para o público a realidade completa dos fatos.
Sabemos ainda que não vamos passar vergonha na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Mas não porque os políticos são tão capazes de fazer algo perfeito, e sim porque o preço do arroz, do feijão, da bala subiu. Porque a educação está jogada e a saúde pública dá vergonha. Os estádios e centros esportivos vão ser construídos como se vivêssemos num país de primeiro mundo. Mas não se sinta bem, você está pagando tudo isso, enquanto passa fome.
E no tal de Jornal Nacional aquele belo ‘boa noite’ vem depois de os apresentadores anunciarem os "princípios editoriais das Organizações Globo", que, entre outras mentiras, ressalta o comprometimento com a verdade e a lealdade com a notícia, visando sempre o melhor para seu espectador.
Boquiaberto com tamanha veracidade e comprometimento com o público da emissora, o pai de três filhos comenta em voz alta a grande admiração por tal empresa. E ele, como milhares de leigos espalhados pelo país, vai acordar às cinco horas, ‘bater massa’ até as oito da noite e assim pagar seu IPTU em dia. Certamente, se reconhecesse a verdadeira realidade não faria a rotina com tanta disposição.
E depois do jornal vem a novela com suas ambições particulares. Já faz um bom tempo que o entretenimento deixou de ser algo saudável, são incontáveis os costumes e ideias que uma novela totalmente manipulada é capaz de fazer.
O êxtase da noite vem com um programa que encanta o Brasil. Aquele mesmo que tem um jornalista como apresentador, que se submete ao ridículo e ao extremo, tratando as ‘peças’ que vivem juntas como heróis. Não deve mesmo ser fácil ficar na casa mais luxuosa que já se viu, com mulheres e homens desfilando sua beleza, com festas e bebidas à vontade toda semana, concorrendo a carros, motos e o que tiver de última geração, e, ainda, saber que algum desses ‘artistas’ receberá o prêmio oferecido e muito mais, com publicidade e ‘reconhecimento’ da sociedade.
Alguns justificam a distância da família como a principal dificuldade em participar de um reality show como esse, e aqui vai a minha opinião. Esta semana eu conversei com um dos operários que estão levantando o shopping de Assis e, com lágrimas nos olhos, ele disse que veio do Maranhão e está há sete meses sem ver a família. Pobre coitado poderá trabalhar mais tantos nove meses como construtor, que ainda não juntará o montante de reais oferecidos aos participantes, que ficam no máximo três meses naquele lugar, e sem pegar no batente.
Mas sabe o porquê de tudo isso? Pela sociedade. Pela audiência aos poderosos, por não saber sequer escolher um governante, e, acima de tudo, por não questionar.
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Disse Martin Luther King. Os ‘bons’ já se cansaram, agora pagamos o pato.
Depois não adianta reclamar dos próximos presidentes. 

fonte: Bog do Kallil Dib


FONTE: http://policialbr.com/profiles/blogs/burra-sociedade?xg_source=msg_mes_network#ixzz1n3iQQEZu
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/legalcode
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Um comentário:

  1. O direcionamento da programação televisiva pelas emissoras é deplorável.Programas sem nenhum objetivo cultural,incentivo a violência e tudo que não presta. A Globo é a campeã do besteirol.

    ResponderExcluir