sexta-feira, 6 de abril de 2012

SORTEADOS!

CAROS SORTEADOS NA PROMOÇÃO PÁSCOA DO BOCA DE JAMBÚ:

ABRAÃO
BRUNO
FERNANDO
CATARINA EDNA

 NÃO DEIXEM PARA RECEBER O PREMIO DEPOIS DE DOMINGO, POIS, CORREM O RISCO DA SEDE DO BOCA SER ASSALTADA POR UM DESSES CHOCOLATRAS QUE ANDAM POR AI.
HOJE DE MANHÃ, ESSE CARA ESTAVA RONDANDO POR AQUI!

LUCIANO, CARLINHOS BROWN E DENNY.

No dia 31 de março, no Cidade Folia os cantores CARLINHOS BROWN   E   DENNY numa demonstração de solidariedade e atenção as pessoas que lhes seguem, receberam no camarim, como também no palco onde realizaram um belissimo show, o adolescente LUCIANO e seus pais o ALEX e a PATRICIA, por essas atitudes, os dois astros da musica brasileira demonstram as suas qualidades pessoais e profissionais.
LUCIANO, é portador de necessidades especiais que adora o ritmo musical, e pela segunda vez, é motivo de carinho dos cantores que enchem a bola do adolescente.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
            

Cinco tipos de peixes importados podem virar bacalhau.

Carne é resultado de processo de salgamento e secamento industrial. Sobrepesca já ameaça de extinção espécies utilizadas na produção.

Eduardo Carvalho Do Globo Natureza, em São Paulo
Com a proximidade da Páscoa cristã, comemorada neste domingo (8), consumidores correm para comprar um dos principais ingredientes que substitui a carne vermelha na culinária: o bacalhau.
O uso do produto se tornou tradição no Brasil, trazida de Portugal. Porém, ano após ano, o consumidor se pergunta: por que não consigo ver um bacalhau inteiro ou simplesmente sua cabeça? Afinal de contas, ele é um peixe?
O bacalhau como o conhecemos é uma referência mais ao método do que ao peixe em si. Mesmo assim, existem pescados no mar, frescos, que também costumam ser chamados desta forma. Um deles é o Equetus lanceolatus, que pode ser encontrado na costa brasileira e que assume diferentes nomes regionais e não costuma passar pelo método de salga.
O outro é o Gadus morhua, conhecido em inglês como cod, encontrado apenas nos mares frios do Hemisfério Norte e é tratado como o "legítimo bacalhau da Noruega".
Especialistas em oceanografia ouvidos pelo G1 explicam que o bacalhau é o resultado do beneficiamento industrial de espécies marinhas com características específicas.

Bacalhau em pedaços, encontrado nos mercados do Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sal e calor
Segundo Alex Augusto Gonçalves, doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o salgamento e secagem de partes dos pescados, realizados em câmaras com controle de temperatura e umidade relativa, são responsáveis pela criação desta carne. 
Antes disso, os pescados passam por limpeza e retirada das vísceras, utilizadas na fabricação de patês, óleos e outros produtos.
Segundo Gonçalves, apenas cinco espécies de peixe podem passar por este processo. O cod do Pacífico (Gadus macrocephalus) e o cod do Atlântico (Gadus morhua) são os mais conhecidos.
Este último é considerado o legítimo “bacalhau da Noruega”, país considerado o habitat da espécie, juntamente com regiões da Irlanda, Reino Unido e Islândia. Por ano, a produção nestas áreas é de 2.560 toneladas.
Os outros peixes são o saithe (Pollachius virens), o ling (Molva molva) e o zarbo (Brosmius brosme), também encontrados no Hemisfério Norte (confira galeria de imagens).
O Brasil também quer entrar no mercado com o "bacalhau da Amazônia", proveniente do peixe pirarucu, encontrado nos rios amazônicos.
Considerado um dos maiores importadores de bacalhau no mundo, o país comprou do exterior 252,9 mil toneladas de bacalhau em 2011, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A quantidade é 25% superior ao montante importado em 2010.

Peixe da espécie Gadus morhua, o Cod do Atlântico, cuja carne é produz o "legítimo bacalhau da Noruega". Sobrepesca fez espécie ser considerada ameaçada de extinção.
(Foto: Divulgação/Moreau/Fishbase)
Ameaças
Entretanto, a sobrepesca (captura excessiva) se tornou uma ameaça às espécies. A redução dos estoques marinhos, por exemplo, já colocou o peixe que dá origem ao bacalhau cod na lista dos animais marinhos ameaçados de extinção. O Gadus morhua, por exemplo, é considerado vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
De acordo com a bióloga Carolina Pacheco Bertozzi, que é doutora em oceanografia e professora da Unimonte, de Santos (SP), a constatação desta ameaça ocorreu no fim da década de 1980, após um período incessante de atividades em alto mar, que não eram controladas.
“O resultado disso é a proibição da pesca em alguns lugares e de animais específicos, como os peixes que dão origem ao bacalhau. É o caso do cod do Atlântico, que tem restrições na União Europeia e no Canadá, podendo ser produzido apenas em atividades controladas”, explica.
Ainda segundo Carolina, o bacalhau encontrado hoje à venda na maioria dos lugares, inclusive no Brasil, vem de atividades controladas. “Já existe inclusive uma certificação internacional, para que o consumidor fique de olho ao adquirir o pescado. Claro que, quando ele vê as postas em feira livre, fica difícil fazer este controle”, disse.
Para Gonçalves, é necessária uma fiscalização mais rigorosa do setor pesqueiro, além de incentivar o repovoamento das espécies.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/cinco-tipos-de-peixes-importados-podem-virar-bacalhau.html

Chocolate é menos de 30% do custo do ovo de Páscoa, diz pesquisa

Brindes e embalagem, entre outros itens, encarecem preços dos ovos. Barra de chocolate de tamanho equivalente chega a custar quase metade.

Anay Cury Do G1, em São Paulo
Na Páscoa, o consumidor que compara o preço de um ovo de chocolate com o de uma barra de mesmo peso se surpreende com a diferença de valores – um tablete chega a custar quase metade do preço. E se engana quem pensa que o mais caro na composição dos custos do ovo é o chocolate.
De acordo com levantamento do Grupo Azo, consultoria especializada em varejo, o chocolate representa apenas 27% do valor de um ovo de Páscoa. Na receita para o cálculo dos preços – que deixam os ovos sempre em desvantagem – estão ainda custos com embalagem, que pesa 16%, além de brinquedos, armazenamento e transporte, que chegam a 39% do preço dos produtos. Na decomposição dos valores, ainda entram os gastos com mão de obra: 18% do custo do ovo. Diferente das barras de chocolate, os ovos são montados manualmente.


“Transporte e armazenagem são feitos em carros especiais, com refrigeração, logo, mais caros. Além disso, os ovos são transportados em volume muito menor que um mesmo carro com diversos produtos. Por isso o frete é bem mais caro”, disse Marco Quintarelli, consultor do Grupo Azo.
saiba mais
Fora o cálculo do preço feito pela indústria, o varejo também inclui, na hora de definir seus preços, percentuais específicos relativos à sazonalidade, segundo o especialista. “É para aproveitar este curto período de vendas, de aproximadamente 40 dias. Os preços dos ovos de Páscoa são bem mais inflacionados mesmo”, afirmou.
Uma pesquisa da Associação de Consumidores (Proteste) comparou os preços no varejo e constatou, considerando os preços médios por 100 gramas, que uma caixa de bombom é 84% mais barata do que um ovo de tamanho número 15, e os preços dos tabletes, 44% menores.
É preciso pesquisarQuem optou por comprar ovos de Páscoa em vez de barras de chocolate ou caixas de bombons, deve ficar atento. A Fundação Procon-SP orienta que o consumidor compare preço, qualidade e quantidade. De acordo com pesquisa do órgão, os preços de produtos de Páscoa – como ovos, bolos e caixas de bombom – podem variar quase 88%.
A recomendação da Proteste é comparar o peso, e não o número impresso na embalagem, pois são encontrados ovos com a mesma numeração, mas pesos muito variados.

Monte Carlo: delegados da PF e oficiais da PM envolvidos na 'teia' de Cachoeira


Jornal do Brasil

Os documentos da Operação Monte Carlo, divulgados na íntegra na madrugada desta segunda-feira pelo Jornal do Brasil e pelo site Lei dos Homens, revelam uma extensa teia de corrupção comandada pelo contraventor Carlinhos Cachoeira.
Segundo os relatórios da Polícia Federal e do Ministério Público, existem inúmeras casas de jogos que exploram máquinas caça-níqueis na região de Valparaíso de Goiás e Águas Lindas (GO). "As provas colhidas até o momento indicam que José Olímpio de Queiroga Neto, Lenine Araújo e Carlinhos Cachoeira continuam atuando na exploração das casas de jogos ilegais. No intuito de manter em funcionamento as casas, sem interferência estatal, os donos das casas e/ou sócios, continuam pagando propina a inúmeros policiais militares e civis de Goiás, que atuam na região. Há informações inclusive de pagamento de propina a policiais civis de Brasília-DF que atuariam sob as ordens da quadrilha, dando segurança aos jogos ilegais", diz o documento.
As investigações da Polícia Federal enumeram dezenas de pessoas investigadas por envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, como André Pessanha de Aguiar (PM de Goiás); Andrea Aprígio de Souza Ramos (mulher de Carlinhos Cachoeira) e Anselmo Barbosa Câmara (funcionário da prefeitura de Valparaíso de Goiás que repassava informações sobre a repressão aos jogos ilegais e, em troca, recebia propina das mãos do PM conhecido como Miguel). 
Além destes, há inúmeros oficiais da PM citados nas investigações. Um capitão da Polícia Militar de Goiás, conhecido como Santos, teria recebido pagamento das mãos da quadrilha de Cachoeira para permitir o funcionamento das casas de bingo. Já Antônio Carlos da Silva, o major Silva, era o responsável pela contratação dos policiais militares de Valparaíso envolvidos na segurança dos bingos de Cachoeira. Até mesmo um coronel da PM de Goiás participava das benesses oferecidas pela quadrilha. Carlos Antonio Puas atendia pedidos da quadrilha para permitir o funcionamento do jogo ilegal, mediante recebimento de propina.
Segundo os documentos, no dia 10 de janeiro de 2011, Lenine Araújo de Souza, braço direito da organização criminosa comandada por Carlinhos Cachoeira, recebe uma ligação de uma pessoa identificada como Eliane, que diz que o ex-comandante-geral da Policia Militar de Goiás, coronel Carlos Antonio Dias, pediu  dinheiro referente ao mês de janeiro para saldar umas dívidas. Na conversa, Eliane diz que o coronel tinha esperanças de continuar no cargo, mesmo após a troca de governo, o que não ocorreu.
Sobre Carlinhos Cachoeira os documentos são enfáticos: "AmpIamente identificado nos autos da investigação, é o líder de toda a organização criminosa. Decide quem pode ter bingo funcionando ou não e para isso corrompe inúmeros policiais civis e militares de Goiás". 
Outra peça importante dentro do esquema de Cachoeira era José Olímpio de Queiroga Neto, apontado pela PF como um dos líderes da quadrilha. "Possui grande quantidade de máquinas caça-níqueis nas diversas casas de jogos ilegais A quadrilha divide parte dos lucros nas casas de jogos onde Olímpio tem participação e outras máquinas em que a participação pertence a outras pessoas. Olímpio é sempre procurado para a tomada de decisões importantes relacionadas às casas de jogos ilegais".
Nem delegados federais escapam da teia montada por Carlinhos Cachoeira para estender seus domínios. Um deles é Fernando Byron, lotado na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF de Goiânia. "Logo quando iniciamos o monitoramento de Carlinhos Cachoeira, constatamos que aIguém, ainda não identificado, combinava encontros suspeitos com o contraventor. Num certo dia, Cachoeira deve ter se esquecido das lições de espionagem que deve ter tido com Fernando Byron e começou a dialogar abertamente através de seu rádio nextel. Aqui abrimos um parênteses para esclarece que o rádio nextel iniciado com a numeração 3160 é adquirido em Miami-EUA. Observe pelos telefones monitorados, que somente o núcleo mais alto da organização possui tal tipo de rádio, e  Byron é um deles. Talvez pensem que não poderiam ser monitorados, mas estão enganados. Byron claramente mostra que já "vazou" uma Operação Policial que investiga prefeitos do Estado de Goiás e está prestes a conseguir informações sobre a presente Operação", revela a PF.
Outra peça importante no esquema era Gleyb Ferreira da Cruz. Ele era homem de confiança de Cachoeira, "uma espécie de faz tudo", além de ser o intermediário entre Deuselino e Carlinhos no que se refere à obtenção de informações acerca do combate aos jogos de azar no estado de Goiás.