CURIOSIDADES




AS ESTATUAS DA ILHA DE PÁSCOA
 

Augusto Simões manda a informação...

A descoberta surgiu há algumas semanas na Internet: as estátuas da ilha da Páscoa têm corpo!
Então o que era conhecido por serem apenas grandes cabeças, sabe-se agora que essas estátuas escondem muitos segredos, como mais de metade do seu tamanho estar enterrado no subsolo e revelarem a existência de corpo e mãos.
 
Atribui-se a descoberta ao casal Routledge, mas outro grupo de pesquisa privado tem escavado recentemente uma estátua e descobriu muitos escritos sobre o corpo.
 
Localizada no Pacífico, a ilha vulcânica foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa de 1722. Tornou-se posse chilena em 1888.
Enquanto ainda muitos mistérios cercam a ilha da Páscoa, a descoberta desses escritos colocados no subsolo podem iniciar muitos debates.
Na verdade, se quase todos os cientistas estão de acordo que foi após um ecocídio que a população (cerca de 4000) desapareceu, que aconteceu com estes gigantes de pedra enterrados?
Seriam assim desde o início quando foram feitas pelos Rapanui (civilizações antigas da ilha) ou foi o passar do tempo que as enterrou?
 
A hipótese mais provável é que um maremoto varreu a ilha e a sua civilização, que se perdeu nas brumas do tempo. Os turistas desconhecem que sob os seus pés há um tesouro escondido que se adivinha. As estátuas não devem ter sido enterradas, mas o fluxo de transporte da onda gigante trouxe muito entulho, poeira e sujeira que as enterrou e a civilização desapareceu como que apagada de uma só vez.




Tratado de Madri
CURIOSIDADES DO NOSSO CORPO...
Algo que precisamos saber!!!

1. Se você estiver com a garganta doendo, aperte seu ouvido:
Pressionando os nervos do ouvido, ele vai gerar um reflexo imediato nos espasmos da garganta e alivia o desconforto.

2. Para ouvir melhor utilize apenas um lado da orelha:
Se você está em um clube e não ouvir bem o que as pessoas estão dizendo, vire a cabeça e use apenas a orelha direita, uma vez que ela distingue melhor as conversações, enquanto a esquerda identifica músicas de som.

3. Para resistir à tentação de ir ao banheiro pense em sexo:
Quando não resistir à vontade de urinar e não tiver um banheiro por perto, pense em sexo. Isso vai entreter o seu cérebro e reduzirá o estresse.

4. Provoque tosses para reduzir a dor:
Um grupo de cientistas alemães descobriram que quando você espirra, aumenta a pressão no peito e coluna vertebral, inibindo, assim, dores na coluna.

5. Se você estiver com o nariz entupido:
Pressione o céu da boca e o nariz. Toque o céu da boca firmemente com um dedo, segurando o nariz abaixo das sobrancelhas. Isso permitirá que as secreções possam se mover e você volta a respirar.

6. Quando você tiver com azia, durma sobre seu lado esquerdo:
Isto cria um ângulo entre o estômago e do esôfago, de modo que o ácido não pode passar para a garganta.

7. Quando um dente dói esfregue um cubo de gelo em sua mão: Você deve passar um pedaço de gelo na área, em um "v" que tem entre o polegar e o dedo indicador contra a palma da mão. Isto reduz em 50% a dor, pois este setor está ligado aos receptores da dor da face.

8. Quando você se queimar, pressione o ferimento com um dedo:
Após a limpeza da área afetada, pressione com a mão sobre a queimadura, assim ela retornará a temperatura inicial e evitará bolhas. (Para pequenas queimaduras, apenas)

9. Quando você estiver bêbado:
Repouse a mão sobre uma mesa ou superfície estável.
Se você fizer isso, seu cérebro vai recuperar o sentido de equilíbrio e evitará que tudo gire ao seu redor.

10. Ao correr, respire quando o pé esquerdo pisar o chão.
Isto irá prevenir sentimento de comichão no peito, porque se você respirar quando você coloca o pé direito, fará pressão no fígado.

11. Se sangrar o nariz, empurre com o dedo:
Se você deitar com o sangue escorrendo poderá se sufocar, por isso é melhor pressionar o dedo sobre o lado do nariz quando você tiver sangramento.

12. Para controlar o batimento cardíaco quando você está nervoso:
Coloque o polegar na boca e assopre, isso irá ajudar seu coração parar de bater tão rápido a partir da respiração.

13. Para aliviar uma dor de cabeça quando você bebe água gelada:
Quando você beber algo congelado, resfria o paladar e o cérebro interpreta. Então você deve colocar a língua no céu da boca para retornar à temperatura normal.

14. Previna a falta de visão quando você está na frente do PC:
Quando você coloca seus olhos em um objeto próximo, como um computador, a vista fica cansada e não consegue enxergar direito. Por isso, feche os olhos, contraia o corpo e prenda a respiração por um momento. Então, relaxe. Remédio santo.

15. Desperte suas mãos e pés adormecidos movendo sua cabeça:
Quando você dorme, um braço ou uma mão, gire a cabeça de um lado para o outro e sentirás a dormência passar dentro de 1 minuto. Os membros superiores adormecem pela pressão sobre o pescoço. Igualmente para pernas e pés, leva alguns segundos.

16. Uma maneira fácil de prender a respiração debaixo d'água:
Antes de mergulhar, fazer respirações muitos rápidos e fortes para fazer o sangue ácido desaparecer, pois isso é que causa a falta de ar.

17. Memorize textos à noite:
Tudo o que você ler antes de dormir, é mais fácil de lembrar...
História do Tablet
Tablet

Ao contrário do que se imagina, o tablet não é um dispositivo recente. Sua história se inicia bem antes da criação do famoso iPad, da Apple, mais precisamente no fim do século XIX, época em que o americano Elisha Gray desenvolveu um mecanismo capaz de reproduzir a escrita manual de uma máquina para outra. Tal descoberta foi base não só para a futura criação dos tablets, mas também de vários outros inventos, como os aparelhos de fax, por exemplo.

Ao longo do século XX, vários computadores portáteis semelhantes aos tablets foram criados. Entre alguns exemplos podemos citar o Dynabook, dispositivo desenvolvido por Alan Kay em 1968 que consistia em uma espécie de caderno digital, ou o Graphics Tablet, gadget criado pela Apple no qual o usuário poderia fazer desenhos com o auxílio de uma caneta stylus e transferir os mesmos para seu computador pessoal.
Entretanto, pode-se dizer que o primeiro tablet da história, isto é, com a aparência e a forma que conhecemos hojefoi o GRiDpad Pen Computer, criado pela Grid Systems em 1989. O mesmo possuía um processador de 20 MHz e pesava cerca de 2 kg.
Durante a primeira década do século XXI, com a entrada de grandes empresas no mercado, como Microsoft, Nokia e Apple, os tablets ganharam grande importância no mercado. Diversas experiências não muito bem-sucedidas foram feitas ao longo desta época. Muitos dispositivos fracassaram por dois motivos básicos: o alto preço, maior do que o de um notebook, por exemplo, e a falta de aplicativos.
Sem dúvidas, o lançamento do iPad em 2010 foi um marco na história dos tablets, pois mostrou ao mundo as inúmeras possibilidades em que tais dispositivos poderiam ser úteis.
http://www.historiadetudo.com/tablet.html
Tratado de MadriDivisão territorial do Brasil após o Tratado de Madri.

Após a união das coroas portuguesa e espanhola e a formação da União Ibérica em 1580, a ideia por trás do Tratado de Tordesilhas (1494) parecia não fazer mais sentido. Além disso, o desenvolvimento do bandeirismo e das missões jesuítas possibilitou o deslocamento de muitos portugueses em direção a áreas que pertenciam oficialmente aos espanhóis, segundo os limites estabelecidos desde o final do século XV.
Para tentar redefinir os limites territoriais de toda a região, os governos ibéricos celebraram o Tratado de Madri, em 1750. Era evidente que os portugueses já haviam ocupado e desenvolvido atividades econômicas em várias regiões de posse dos espanhóis. Desta forma, os diplomatas de Portugal foram inteligentes ao propor o princípio do Uti Possidetis (direito de posse) para ser usado na definição da nova limitação geográfica de cada reino no continente americano. Além disso, alegavam que a usurpação de terras era algo mútuo, tomando como exemplo as atividades espanholas desenvolvidas em partes da Ásia (Filipinas, Marianas e Molucas), regiões que estariam fora dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.
Além do direito de posse, o Tratado de Madri também usava os acidentes geográficos, como montanhas e rios, por exemplo, como limites naturais de espaço. O acordo resultou quase na triplicação das posses de Portugal na América: passou a controlar oficialmente os atuais Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, além de grande parte da região amazônica. Em compensação, teve que ceder aos espanhóis a Colônia do Sacramento, uma região de colonização originalmente lusitana, porém grandemente explorada e influenciada pelos espanhóis.
O Tratado de Madri foi importante pelo fato de ter praticamente definido o atual contorno geográfico do Brasil.

Não, na verdade há 500 anos o mundo tinha 1/15 da população de hoje. Em 1500 havia 400 mlhões de habitantes na Terra e hoje somamos mais de seis bilhões.Mario



É verdade que há 500 anos o mundo tinha 1/10 da população que tem hoje?
 
É verdade que há diferença na altitude do nível do mar na extremidade sul do país em relação ao norte?

De fato existe uma diferença de alguns centímetros entre a altitude do nível do mar nas águas do sul e do norte do Brasil. Afrânio Rubens de Mesquita, professor de Física do Instituto Oceanográfico da USP, explica que isso ocorre porque no Sul do país as águas são mais frias do que no Norte e, conseqüentemente, são mais densas e têm um volume menor.


O que aconteceria se os pólos Sul e Norte derretessem?

De acordo com Paulo Roberto dos Santos, professor do Instituto de Geociências da USP, se as geleiras subitamente derretessem os resultados seriam catastróficos. “A Flórida, nos Estados Unidos, por exemplo, ficaria reduzida a apenas quatro pequenas ilhas”, afirma. Segundo ele vastas áreas costeiras, hoje densamente povoadas, ficariam submersas e poderiam se tornar um gigantesco aquário, dominado por organismos marinhos que acompanhariam a subida do nível do mar por volta de 70 metros. Paulo Roberto dos Santos afirma ainda que a catástrofe e o custo desse evento estão muito além dos nossos cálculos e compreensão.

Mario
Em 1980, depois do fracasso da Nintendo em tentar idealizar um jogo baseado no desenho Popeye, o japonês Shigeru Miyamoto foi solicitado para projetar um novo game baseado em suas próprias idéias. O resultado desse desafio foi a criação de um jogo no qual o personagem Jumpman (uma versão antiga de Mario) tentava salvar sua namorada Pauline do terrível gorila Donkey Kong.
Para evidenciar que Jumpman era uma pessoa comum e tentar humanizar o personagem, os projetistas do game resolveram colocar um enorme bigode no mesmo. Curiosamente, no escritório da Nintendo em Nova York, Estados Unidos, as pessoas começaram a perceber que o recém-criado personagem ficara muito parecido com um funcionário da própria empresa; seu nome era Mario Segali. Foi assim que o atual nome do herói da Nintendo pegou de vez.
Originalmente, Mario era carpinteiro, porém depois dos vários canos (literalmente) em que tinha que entrar no jogo Mario Bros passou a ser considerado encanador. Foi após o tremendo sucesso do título, inclusive, que seu irmão Luigi foi criado. Além disso, desenharam uma história mais bem elaborada, com objetivos e vilões bem definidos e incrementaram os poderes do personagem. Mario é, sem dúvida, o principal ícone da Nintendo, além de ser o jogo mais vendido na história dos games, com mais de 184 milhões de cópias.