quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRESSÃO ALTA.


O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado dia 26 DE ABRIL, será organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC em várias capitais do país. Neste ano, o slogan da campanha é “Menos Sal, Menos Pressão, Mais Saúde” e pretende conscientizar a população da importância em reduzir o consumo de sal durante as refeições.
O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, lembra que o brasileiro consome sal em exagero. “Em média as pessoas ingerem 12g (pouco mais de uma colher de sobremesa) ao longo do dia, quando o recomendável pela Organização Mundial de Saúde é 5g (pouco mais de uma colher de chá)”, informa.
A SBC irá distribuir folhetos por todo o país com informações bastante objetivas e sugere que as pessoas evitem consumir em excesso açúcares, doces, frituras, derivados de leite na forma integral, carnes gordurosas, temperos prontos, alimentos industrializados ou processados, como embutidos, que também contém muito sal. E prefiram alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais, como limão, alho, cebola e ervas, e produtos lácteos desnatados.
“É essencial que as pessoas também saibam ler os rótulos dos produtos ao comprá-los”, explica o coordenador do Comitê Projeto Sal da SBC, Dante Giogi. “Sal é rotulado como sódio e para saber qual a quantidade em um produto é só multiplicar o sódio por 2,5”, explica. Se uma bolacha cuja embalagem diz que tem 263 miligramas de sódio, tem na realidade 657 miligramas de sal.
Carlos Alberto Machado diz que a hipertensão é responsável por 80% de todos os casos de AVC e 47% dos infartos, fatais ou não, em todo o mundo. Na última década, a hipertensão fez mais de 70 milhões de vítimas. No Brasil, 320 mil pessoas morrem por doenças cardiovasculares e metade desses óbitos é atribuída à hipertensão não controlada.


O folder da SBC traz orientações sobre o que é a doença, quando uma pessoa é considerada hipertensa, quais as consequências da hipertensão e quem tem mais probabilidade de ter o problema. A hipertensão atinge 30 milhões de brasileiros – 30% da população adulta no país – a maior parte da qual sequer faz qualquer tipo de tratamento ou acompanhamento. “É uma inimiga silenciosa e a única forma de sabermos quem tem pressão alta ou não é verificando regularmente”, conta o coordenador do Comitê de Dias Temáticos da SBC, Luiz Bortolotto.
No portal da Sociedade Brasileira de Cardiologia é possível obter mais informações e ainda baixar o folder da campanha no seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário