segunda-feira, 5 de março de 2012

Qual é o colégio mais antigo do Brasil?

O colégio mais antigo do Brasil, que ainda está em atividade, é o Colégio Pedro II. “Ele foi fundado em 1837, no Rio de Janeiro”, afirma o jornalista e poeta Luiz de Aquino, de 56 anos. O segundo mais antigo, fundado em 1846, é o Liceu de Goiás, hoje conhecido como Liceu de Goiânia. Coincidentemente, Luiz de Aquino estudou nos dois colégios. Ele fez o ginasial no Pedro II e o colegial no Liceu.

3 comentários:

  1. Meu caro Pan,

    A sua informação está equivocada!

    Você foi induzido a erro pelo jornalista!

    Diga ao jornalista Luiz de Aquino que ele pode ter estudado no primeiro colégio mais antigo, mas no segundo mais antigo do Brasil ele não estudou não!

    A não ser que ele tenha estudado aqui em Belém do Pará. Será que ele estudou?

    Nós, paraenses, temos aqui, na "terra do já teve" (tantas coisas que tivemos e acabaram) entre os ícones da educação o segundo colégio mais antigo do País, fundado em 1841. Isso mesmo, 4 anos depois do Colégio Pedro II e, 5 anos antes do que o Liceu de Goiânia.

    Quer saber? Já está imaginando qual?

    Bem, o distinto leitor vai saber mais, que apesar de várias reformas, sua fachada continua centenária, e que em 1964 quando ali estudei o 1º ano ginasial, os docentes e discentes comemoraram seu 123º.

    Portanto, o segundo colégio mais antigo do Brasil está situado aqui, na nossa Belém e que a maioria dos belenenses já passou ao lado dele.

    Mas, você saberá o nome desse colégio, lendo o próximo comentário de que ...

    ResponderExcluir
  2. ... o segundo colégio mais antigo do Brasil, fundado em 1841, chamou-se inicialmente de Liceu Paraense, mudando de nome já na República.

    Vários governadores do Estado do Pará estudaram no segundo colégio mais antigo do Brasil, entre os quais o atual.

    Bem, o segundo colégio mais antigo do Brasil que de Liceu Paraense passou para Gymnasio Paes de Carvalho chama-se atualmente Colégio Estadual Paes de Carvalho, o nosso CEPC.

    A respeito desse colégio eu escrevi em meu blog um texto que pode ser lido clicando no link abaixo

    http://robertopimentel.blogspot.com/2009/04/uma-oportunidade-que-eu-perdi-nos-anos.html

    É isto.

    ResponderExcluir
  3. A postagem foi extraída do Guia dos Curiosos, o livro da perguntas e das respostas, página 13.
    Fica o registro da informação, na certeza que tentaremos fazer contato com o jornalista Luiz de Aquino e informá-lo sobre a questão.
    Obrigado e continue acessando o Boca, visto, que pessoas de cabedal intelectual muito nos ajudará nesta tarefa de editor de um blog, além do que, nos deixa com um profundo orgulho saber que o blog é acessado distinto e nobre amigo.

    ResponderExcluir