quarta-feira, 14 de março de 2012

OS QUE VÃO MORRER PODEM DESABAFAR.

Programa de TV que entrevista condenados antes de execução faz sucesso na China
repórter Ding Yu

Semanalmente, na província de Henan, no centro da China, milhões de pessoas assistem a um extraordinário programa de televisão intitulado, em tradução literal, "Entrevista Antes da Execução". Nele, a repórter Ding Yu entrevista assassinos condenados à morte.
Para garantir o entrevistado da semana, Ding e sua equipe vasculham relatórios publicados por tribunais à procura de casos.
Os jornalistas têm de agir rápido, porque os prisioneiros podem ser executados sete dias após receberem a sentença.
Aos olhos ocidentais, um programa desse tipo pode parecer uma exploração, mas Ding não concorda.
"Alguns telespectadores podem considerar cruel pedir a um criminoso que conceda uma entrevista quando está prestes a ser executado. Pelo contrário, eles querem ser ouvidos", diz.
"Alguns criminosos que entrevistei me disseram: 'Estou realmente muito satisfeito. Eu disse a você tantas coisas que trazia no meu coração. Na prisão, não havia alguém com quem eu quisesse falar sobre acontecimentos do passado'".

Nenhum comentário:

Postar um comentário