quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pará tem novo caso de bebês siameses.

Uma lavradora de 26 anos deu à luz gêmeos siameses na noite desta segunda-feira (30), em Alenquer (PA). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os meninos estão unidos pelo abdômen e pelo tórax e não dividem órgãos internos, o que aumenta a possibilidade de cirurgia para separação. A secretaria diz que o estado de saúde deles é bom e estável.
"O caso será analisado ainda, mas vemos grandes chances de separação com sucesso, já que as crianças têm duas cabeças, dois braços cada uma e não compartilham de órgãos internos", disse Socorro Damasceno, secretária de Saúde de Alenquer.
As crianças devem seguir em um avião, na manhã desta quarta-feira (1º), para a Santa Casa de Misericórdia, em Belém, onde devem receber os cuidados médicos específicos. "A Santa Casa é referência em atendimento a esse tipo de caso. Na capital, a família poderá receber melhor acompanhamento até a realização da cirurgia. Os pais seguirão na viagem. As crianças viajarão em encubadora", afirmou Socorro.
Ainda segundo a secretária, o médico Ronaldo Rabelo, que realizou o parto, era o mesmo que iniciou o pré-natal da mãe, que não teria retornado ao consultório com o resultado do ultrassom. "Ela apareceu novamente já em trabalho de parto. O médico teve dificuldade em retirar a primeira criança. Ele, então, realizou mais uma incisão para ver o que estava acontecendo e foi neste momento que ele viu que havia outra criança dentro da mãe e que se tratavam de gêmeos siameses", explicou Socorro.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/pa-tem-novo-caso-de-bebes-siameses.html

Siameses de Alenquer morreram na madrugada de hoje 01/02/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário