segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Castelos - Idade Média

Castelos - Idade Média
Castelo
Os castelos eram grandes edificações bastante comuns na Idade Média. Em razão do grande número de guerras ocorridas nessa época, as construções eram erguidas com o fim de proteger reis e senhores feudais, suas famílias e bens, das ameaças militares. Por outro lado, os castelos também eram estratégicos na conquista de um novo território.
Até o século XI, tais edificações eram feitas com a madeira retirada das árvores. Posteriormente passou-se a utilizar blocos de pedra, o que tornou as construções muito mais resistentes.
Ao contrário do que é mostrado em muitos filmes, contos e desenhos, os castelos não eram tão luxuosos, embora fossem bastante espaçosos, cheio de cômodos e instalações. Geralmente, eram providos de um fosso (buraco) preenchido com água ao seu redor. Tal medida tinha como objetivo dificultar a penetração de inimigos. Além disso, arqueiros e outros guardas ficavam nas partes mais altas dos castelos com o fim de vigiar a construção.
Após o século XVI, o uso dos castelos como forma de defesa entrou em declínio, uma vez que os avanços tecnológicos permitiram a criação de armas bem mais elaboradas, capazes de destruir as fortificações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário