quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ACIDENTE COM HELICÓPTERO BM

Cel Sena manda as imagens....

helicóptero Resgate-01, do Corpo de Bombeiro Militares (CBM), fez um pouso de emergência na manhã de ontem, em Marituba, após sofre uma pane na hélice. Ao tocar o solo de forma brusca, a aeronave se partiu. O helicóptero era pilotado pelo major do CBM Alessandro Zell e tinha como copiloto o delegado Éder Mauro. A  tripulação tinha também um médico e um enfermeira. Todos tiveram apenas ferimentos leves ou contusões.

O
Foi um fato triste, porém com um lado feliz: graças a Deus não tivemos vítimas!
Eram cerca de 10h30 e o Resgate 01 (indicativo da aeronave) estava sobrevoando a BR-316 fazendo um patrulhamaneto preventivo, estando a bordo o piloto (Maj BM Zell - piloto experiente e atual diretor do Hangar do Estado), o copiloto (Delegado Éder Mauro, também piloto habilitado) e um médico e uma enfermeira, ambos da SESPA.
Estavam a uma velocidade de 70 kt e a cerca de 600 pés de altitude, quando os pilotos notaram forte vibração na célula da aeronave.
De imediato constataram pelo painel que a máquina estava desenvolvendo uma rotação (do eixo das pás) acima do normal e tentaram reduzir essa velocidade, porém o motor não respondia a seus comandos. Então adotaram um pouso de emergência.
A cerca de 1 Km de onde estavam avistaram um descampado e seguiram para lá (atrás da obra de um condomínio em construção, ao lado do terreno da antiga INCA, do outro lado da entrada da Alça Viária, em Marituba).
Apesar da perícia do piloto neste pouso, já no solo a aeronave apresentou forte ressonância e se despedaçou (rachou o cone de cauda e partiu a frente da célula).
Um dos operários da obra filmou a parte final do pouso (momento do acidente) tá no anexo.
Da tripulação, apenas o Maj Zell e o Delegado Éder Mauro bateram com as pernas embaixo do painel, causando pequenos cortes, mas foram atendidos e liberados lá mesmo no local. Quanto ao médico e a enfermeira da SESPA que os acompanhavam saíram ilesos do "liquidificador".
Apesar dessa aeronave ser alugada com combustível, seguro, manutenção,etc... nós nos sentimos também responsáveis pelo ocorrido e iremos buscar cada vez mais melhorar nossos procedimentos operacionais de segurança para evitar desde pequenas ocorrências de solo, incidentes até acidentes.
Foi um grande susto, mas Deus estava a bordo!
Abrç a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário